Imunidade

MEL não é tudo igual
5 de agosto de 2020

O sistema imunológico é um sistema de estruturas e processos biológicos que protegem o organismo contra doenças. Trata-se de um conjunto complexo de células, tecidos, órgãos e moléculas que cumprem funções específicas em uma resposta coordenada para neutralizar invasores como vírus e bactérias. Imunidade é portanto o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores que possam causar doenças.

Por exemplo: Quando organismos invasores se alojam em algum tecido do corpo – como o pulmão, por exemplo – as células de defesa residentes no mesmo tecido sabem que precisam agir. O corpo tem barreiras para impedir a entrada de patógenos, como são chamados os microrganismos que afetam nossa saúde. Elas podem ser mecânicas, como a pele, microbiológicas — por exemplo, a flora de bactérias do intestino —, ou químicas, como as enzimas presentes na saliva ou o suco gástrico do estômago. Se um corpo estranho consegue superar estas barreiras, cabe ao sistema imunológico proteger o organismo como um todo.

Todas as pessoas nascem com defesas naturais contra invasores. Esta é a chamada resposta imunológica inata, que é acionada automaticamente quando células detectam que foram infectadas e enviam sinais químicos para avisar que o corpo está sob ataque. Isso faz com que outras células acionem mecanismos para se tornarem menos suscetíveis à infecção e ativa o sistema imunológico, que vai pôr em ação células específicas para combater o invasor.

Diversas pesquisas demonstram que hábitos saudáveis como dormir adequadamente, se alimentar de forma saudável e praticar algum tipo de exercício físico são excelentes formas de reforçar as defesas do sistema imunológico. Além do mais, tomar sol regularmente (ou suplementar a vitamina D) é uma forma eficaz de também fazer isso. Lançar mão de alimentos como gengibre, limão, própolis, açafrão da terra e tantos outros são interessantes, especialmente quando combinados em um contexto conforme explicado aqui. Em resumo, nosso corpo é perfeito e possui mecanismos de defesa, entretanto, cabe a nós fazermos a nossa parte. Cuidar da saúde está em nossas mãos!

Por Daniela Soltz

Fale Conosco